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SpaceX oferecerá Internet de banda larga via satélite antes do final de 2020

Por quase uma década, o mundo esperou que a SpaceX cumprisse sua promessa de fornecer internet de alta velocidade a partir do espaço.

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Por quase uma década, o mundo esperou que a SpaceX cumprisse sua promessa de fornecer internet de alta velocidade a partir do espaço. A espera finalmente acabou. A Internet de banda larga via satélite está aqui… Acredita-se que ate 2025, a SpaceX poderia ganhar cerca de 22 bilhões de dólares por ano.

Com o tempo, a SpaceX pretende lançar pelo menos 12.000 – e possivelmente até 42.000 – satélites da Internet “Starlink“. É verdade que esse é um objetivo de longo prazo e demorará anos para orbitar todos os (dezenas de) milhares de satélites previstos. Mas Elon Musk diz que a Starlink poderá começar a fornecer pelomenos uma cobertura “moderada” da Internet para muitos locais da Terra assim que a SpaceX colocar 800 satélites em órbita.

 

A que distância a SpaceX está desse objetivo?

Na noite de segunda-feira, 6 de janeiro, a SpaceX lançou com sucesso sua segunda missão Starlink “oficial”, levando 60 satélites em órbita a bordo de um foguete Falcon 9. Além dos 115 satélites operacionais colocados em órbita em lançamentos anteriores, isso dá à empresa cerca de 175 satélites operacionais da Internet em órbita atualmente.

Supondo que a SpaceX continue colocando satélites em órbita a uma taxa de 60 satélites por lançamento (e não tenta acelerar a implantação usando foguetes Falcon Heavy), mais 11 missões Falcon 9 – Starlink devem ser suficientes para ultrapassar o limite de 800 sat para cobertura “moderada” da Internet. Com uma taxa de lançamento planejada de dois lançamentos do Falcon 9 por mês, a Starlink deve atingir essa meta até o final de junho de 2020. Até o final do ano , os Starlinks em órbita devem atingir 1.500.

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Aliás, nesse ponto, cerca de 40% de todos os satélites operacionais (lançados por qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer lugar) em órbita serão os satélites SpaceX Starlink – uma estatística bastante surpreendente.

 

Um ano movimentado para a SpaceX

E aqui está outra estatística para você: por causa do Starlink, 2020 promete ser o ano mais prolífico da SpaceX para lançamentos de foguetes. 2019, foi realmente um ano lento para a SpaceX. Os 13 lançamentos de foguetes que a empresa espacial realizou foram os menores desde 2016, o ano em que um teste anômalo no solo destruiu um SpaceX Falcon 9 , exigindo uma investigação da construção do foguete e colocando um fim abrupto nos lançamentos para o ano.

A corrida para acompanhar lançamentos atrasados ​​levou a SpaceX a estabelecer novos recordes: 18 foguetes lançados em 2017 e 21 lançados em 2018. Mas, diante de uma queda na demanda por grandes lançamentos de satélites, e tendo trabalhado com sua carteira de pedidos, 2019 tornou-se uma queda ano para a SpaceX.

Essa demanda por grandes lançamentos governamentais e comerciais não diminuiu em 2020, com apenas uma dúzia de lançamentos de clientes planejados para este ano. No entanto, a NASASpaceflight.com relata que este ano a SpaceX poderá quebrar todos os recordes anteriores, lançando talvez três dezenas de vezes – duas das quais serão lançamentos de seus próprios satélites Starlink.

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O que isso significa para a SpaceX

Lançando com tanta frequência, a SpaceX está criando o tipo de “escala” de negócios que rivaliza com a United Launch Alliance, Roscosmos e Arianespace. Isso permite que a SpaceX amortize seus custos fixos de fabricação, mão-de-obra e custos indiretos em um grande número de lançamentos, reduzindo o custo médio de cada lançamento individual para si e seus clientes.

Por sua vez, isso deve dar à SpaceX uma vantagem ao licitar contratos de lançamento do governo ( e missões de astronautas ) e anunciar seus serviços a clientes comerciais. A SpaceX também deve ter vantagens de custo na implantação de sua rede de satélites Starlink, ajudando-a a competir com as redes de satélites rivais planejadas pela OneWeb, Amazon e Telesat. Afinal, nenhum desses dignos possui seu próprio foguete com o qual coloca satélites em órbita (embora o CEO da Amazon, Jeff Bezos, esteja trabalhando na construção de um foguete orbital em sua empresa espacial, Blue Origin). Portanto, na corrida com a SpaceX para orbitar, eles terão que escolher entre pagar preços mais altos para voar com outro provedor de lançamentos e subsidiar seus concorrentes comprando voos da SpaceX.

Obviamente, a vantagem mais importante que a SpaceX deve obter com a rápida taxa de lançamentos de foguetes deste ano também é a mais óbvia: menos tempo de lançamento no mercado.

Um ritmo de lançamento mais rápido significa implantação mais rápida dos satélites Starlink da SpaceX em órbita. Isso significa que a empresa pode começar a colher a margem de lucro operacional de 60% que a SpaceX espera obter com o fornecimento de serviços de Internet de banda larga a partir do espaço mais cedo. Até 2025 , os documentos internos da SpaceX mostram que a empresa espera obter US $ 22 bilhões em lucro operacional anual – a maioria com a venda de serviços de internet via satélite.

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E 2020 é o ano em que tudo começa a acontecer.

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