Dicas
Qual é a principal fonte de rendimento da Google!?
A Google é uma das empresas mais valiosas do mundo ocupando o 4° lugar com valor estimado de 725,78 bilhões de dólares depois das empresas: Apple, Amazon e Microsoft segundo o levantamento realizado pela Economatica, provedora de informações financeira.
Mas como a gigantesca Google rentabiliza seus serviços?… Bom é simples, A Google consegue rentabilizar os seus serviços aparir de propagandas e outras fontes. Segundo o site BBC a gigante Google ganhou US$ 67,4 bilhões em 2015 apenas em lucros com propaganda. Destes US$ 67,4 bilhões, US$ 52,4 bilhões foram com anúncios nos websites do Google e US$ 15 bilhões foram graças a anúncios servidos pelo Google em outros websites.
Mas como são feitas as publicidades?… Google possui uma ferramenta chamada Adwords que é o principal serviço de publicidade da Google e principal fonte de receita desta empresa representando 96% dos quase 37,9 Bilhões de dolares que a empresa faturou em 2011. O serviço usa o sistema de publicidade por Custo por Clique (CPC) e Custo por mil impressões (CPM) que consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave que o internauta está pesquisando.
Usando um exemplo local (Moçambique)
Imagine que a Vodacom/Movitel/Mcel queira fazer uma propaganda em sites que usem Google Adsense, a empresa vai recorrer ao Google Adwords, onde por sua vez as publicidades vão ser vinculadas aos sites através dos blocos de anuncios do Google Adsense.