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Previsões de eSport: o que acontecerá no futuro com esta indústria?

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E-Sports

A emergente indústria eSport vislumbra-se como uma potencial fonte de negócios da qual emergem Gamers especializados, equipes talentosas, uma torrente em ascensão de seguidores e um mercado de apostas em plataformas como Betway Moçambique que se fortaleceu com a chegada deste tipo de esportes eletrônicos.

Há um público ansioso para novas opções de entretenimento porque agora deve ficar mais tempo em casa. Oferecer através dos meios tradicionais os esportes eletrônicos, torneios e competições sob esta modalidade foi uma alternativa salvadora que permitiu a muitas empresas superar a ausência de material esportivo ocasionado pelo distanciamento social.

Especialmente porque os eSports serviram, com a ajuda das diferentes equipas das Ligas, para resolver responsabilidades adquiridas através de patrocínios. Muitos diretores de televisões internacionais se interessaram por esportes eletrônicos e contataram marcas famosas no tema como Riot Games, Epic Games, Electronics Arts e PUBG Corporation.

Um dos torneios presenciais que chamou a atenção de muitas empresas do mundo foi o “Playerunknownʼs Battlegrounds” transmitido em 2019, a competição se estendeu pouco mais de cinco horas na mídia digital.


Os Gamers já não são vistos como no passado, para participar em torneios de alto nível é preciso preparação, trabalho, treinamento e progresso para chegar longe e se tornar um profissional.

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A crescente audiência televisiva da eSports é apenas o início de um longo caminho até ao topo para encontrar oportunidades económicas valiosas e de negócios, especialmente se aproveitarmos o impulso e o desenvolvimento desta indústria. Grandes projetos e uma ampla variedade de alternativas podem surgir para os vinculados aos videogames, isto porque os usuários estão muito conectados a esta atividade.

Por outro lado, as marcas investem tempo e esforço para oferecer produtos duradouros e de qualidade para que os seguidores prefiram suas criações e as consumam. A expansão desta indústria é um fato em todo o mundo.


Algumas regiões do mundo só têm de ultrapassar algumas crenças falsas que surgiram à volta dos jogos de vídeo, como, por exemplo, uma actividade para os jovens. A idade média dos Gamers em nível mundial é de 35 e 38 anos, a maioria com uma cultura de jogo responsável bem enraizada, assim que isto rompe com a falsa idéia de que é uma atividade de lazer nada benéfica.

Uma nova forma de entretenimento


O grupo bancário comercial Goldman Sachs alegou que toda a audiência eSports é superior à soma da audiência da ESPN, da HBO e da Netflix. Em 2019, os torneios Fortnite, Counter Strike, Dota 2 e League of Legends tiveram uma audiência de 380 milhões de pessoas.

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A audiência não foi composta apenas por concorrentes, mas também por indivíduos que desfrutam deste tipo de actividade como espectadores, tal como os desportos tradicionais. Esta tendência conseguiu captar o interesse de empresas tecnológicas líderes do mercado mundial.

A Amazon desembolsou 970 milhões de dólares na bolsa para a compra da Twitch em 2014, uma plataforma streaming na qual os Gamers podem acompanhar em detalhe os torneios. No ano passado a empresa Google incorporou o serviço Stadia, uma ferramenta com tecnologia 4k que transmite videogames apenas com o download do Chrome.

De acordo com uma publicação da Visual Capitalist, especialista em dados globais, pode-se saber que a Microsoft pagou uma cifra de 100 milhões de dólares para que Richard Tyler Blevins, um Gamer de classe mundial conhecido como “Ninja”, se unisse ao “Mixer” e dessa maneira atrai seus 14 milhões de seguidores.

Infraestrutura para os eSports


Não há dúvida de que o número de adeptos do eSport continua a aumentar, pelo que se deve começar a pensar na execução de projectos de infraestruturas adaptados a este tipo de actividade.

Assim, os grandes empresários e os governos de cada país estão vendo com bons olhos os esportes eletrônicos como estratégia efetiva para atrair espectadores, turismo e novas tecnologias, acompanhados de edifícios que permitam o acesso a uma audiência em massa.

Em países desenvolvidos como os Estados Unidos há espaços condicionados com tecnologia avançada e redes digitais sofisticadas instaladas por pessoal altamente especializado para proporcionar ao público um excelente espetáculo.

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Formação educativa e busca de talento humano


Embora seja verdade que há marcas com resistência às mudanças que percebem esta atividade como um jogo irrelevante, há investidores mais modernos com foco futuro que se sentem cativados e estão convencidos do impacto atual dos esportes eletrônicos.


Este crescimento implica o recrutamento de novos talentos, formação de pessoal, selecção de equipas de trabalho com um perfil profissional focado em especialidades relacionadas ao campo da tecnologia, como desenvolvedores, programadores, engenheiros em electrónica e especialistas em Inteligência Artificial. Sem mencionar, trabalhadores de outras áreas operacionais como publicidade, marketing, vendas, logística, entre outras…

Competitividade e progresso profissional

Homens e mulheres apaixonados por videojogos podem exercer a atividade, progredir na área e ganhar grandes quantidades de dinheiro, isto converte os videogames em uma atividade muito rentável. Os vencedores do Fortnite, temporada 2018, obtiveram receita de US$ 100 milhões.

Gamers profissionais como Richard Tyler Blevins, ganham 10 milhões de dólares por ano. O melhor exemplo de progresso profissional é representado por Jann Mardenborough, em 2011 ficou em primeiro lugar no simulador Grande Turismo Mundial, GT Academy Competition. Mandenborough também conseguiu participar como piloto na equipa NISMO Playstation e depois em Le Mans.

Previsões Esports


Ninguém pode negar que os eSports se encontram em um momento crucial, milhares de pessoas se divertem vendo os jogos, Empresas procuram patrocinar o evento e muitas empresas de apostas online como Betway têm seções para que os clientes possam apostar no jogador que confia que ganhará o premio.

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Aproximadamente 2,7 bilhões de pessoas jogam videogames como passatempo em todo o mundo, e há um grupo que participa de torneios competitivos. Há uma grande variedade de apostas e altas chances de ganhar, o que no futuro pode ser consolidado como uma nova cultura de aposta.

A empresa de análise estatística Newzoo prevê que este ano os Esports terão 495 milhões de seguidores a nível global. Até 2023, estima-se que esta indústria possa chegar a ter 646 milhões, com um crescimento anual de 10%. Um negócio rentável que pode produzir até US$ 1,1 bilhão, 10,6% a mais do que um ano antes, segundo a analista.

A plataforma de monitoramento Strock Consulting coloca o eSport na oitava posição em termos de esportes com o maior número de anunciantes, isso demonstra o crescimento da indústria e o desenvolvimento que poderá ter no futuro.

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Moçambique atribui licença de internet a Starlink de Elon Musk

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O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) procede amanhã, na sua sede, em Maputo a entrega de licença a empresa americana Starlink, representante da Space X, especializada na prestação de serviços comerciais de Internet por satélite e .
Segundo o comunicado do INCM enviado à nossa redação, a atribuição desta licença vai trazer enormes benefícios ao ecossistema das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Moçambique.

O serviço de transmissão de dados a ser prestado pela Starlink, refere o comunicado, vai complementar a outros disponíveis no mercado, sem, contudo, substituir as tecnologias já existentes.

Além de reforço da expansão da banda larga, estes serviços constituirão, igualmente, apoio, ao governo na promoção e melhoria da conectividade, em todo o país, particularmente em sectores específicos como a educação pública.

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Melhores Sites de Emprego de Moçambique

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Sites de emprego são uma das ferramentas mais poderosas para garantir sua recolocação no mercado de trabalho ou, até mesmo, para encontrar aquele “trabalho dos sonhos”. Cientes disso, resolvemos criar uma lista para você com os melhores sites de emprego de Moçambique .Trazemos diversas opções para que você escolha a opção de site de emprego que se encaixa melhor com seu perfil. Confira!

1. Emprego.co.mz
Emprego.co.mz está entre os grandes sites de empregos de Moçambique. Atualmente possui milhares de vagas à disposição e é utilizado por várias empresas. Totalmente gratuito e tem como base uma ferramenta pensada na gestão de recrutamento e seleção, prometendo ao candidato encontrar as vagas mais adequadas ao seu perfil.Também disponível como aplicativo para as plataformas Android e IOS.

2. Emprego.mmo.co.mz
O MMO EMPREGO se posiciona como um tradicional site de emprego. Segundo a plataforma, existem mais de 19500 mil vagas disponíveis, com uma média de 250 mil utlizadores e existe a mais de 10 anos.

3. Emprego.infromoz.com
EMPREGO.INFROMOZ é um site de vagas de emprego. Desde 2014, conectamos Empresas e candidatos através das nossas paginas de Internet. Criado no dia 10 de Setembro de 2015.

4. Trovagas.com
Trovaga.com é um dos maiores sites de vagas de emprego de Moçambique, estando em 4 lugar da nossa lista. Criado no dia 30 de Julho de 2017.

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Hackers invadem sites do Governo Moçambicano

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Alguns dos sites do Governo Moçambicano foram alvos de um ataque cibernético e ficou inacessível. Após a invasão, a página passou a exibir a mensagem “ O site é hackeado, seus dados vazaram e vendemos barato”

Veja abaixo a lista dos sites invadidos pelos hackers

Lista de sites invadidos:

https://crepcd.gov.mz
https://www.adnap.gov.mz
https://www.ane.gov.mz
https://www.ara-sul.gov.mz
https://assembleia-provincial.inhambane.gov.mz/index.html
https://www.bip.gov.mz/index.html
https://crepcd.gov.mz
https://crepg.gov.mz
https://crepi.gov.mz
https://crepm.gov.mz/index.html
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